Oss!

O que são as Artes Marciais? Quais os objetivos, desde a sua concepção até os dias de hoje? O que era um samurai? Qual o significado do MMA nas Artes Marciais?
Acredito que algumas poucas pessoas seriam capazes de responder, de maneira inequívoca, a essas perguntas.
Atualmente com a popularização das Artes Marciais, através do MMA, todos tem uma opinião a respeito dos conceitos que norteiam as lutas. Esse mesmo efeito, guardadas as devidas proporções, ocorreu a pouco mais de um século, com a extinção da classe Samurai e a disseminação das Artes Marciais para "pessoas comuns".
Transformando técnicas de guerra em atrações circenses.
Fato é que apenas aqueles que se dediquem ao estudo profundo das Artes Marciais tem a exata compreensão do que elas realmente representam.
O conceito de Artes Marciais para "todos", é algo equivocado, pois como qualquer "Arte", requer talento e aptidão.
Os samurais eram uma estirpe única de homens, que dedicavam a vida ao treinamento e desenvolvimento de técnicas que permitissem a supremacia sobre seus adversários, com o objetivo de conquistar estabilidade política, social e financeira, defendendo o seu Daimiō com honra e ética acima de tudo. Porém vale ressaltar que honra e éticas são valores extremamente voláteis, a considerar-se a cultura, a época e os interesses.
Obviamente quando pensamos em ética ou honra, nos parece muito claro o que seriam essas duas coisas. Provavelmente surgiria um conjunto de palavras com as quais conseguiríamos definir esses conceitos, lealdade, honestidade, justiça, bravura, benevolência e cortesia.
Porém saiba que todos esses conceitos são "adaptáveis" aos seus interesses. Lealdade, a quem? Honestidade com seus interesses, justiça com suas próprias leis, bravura em campo de batalha, benevolência ao conceder-lhe uma morte "honrosa", e cortesia ao desafiar-lhe para tirar-lhe a vida.
Todos esses conceitos são análogos, e por tanto transportáveis para a nossa realidade, mas basta entender que o que para a maioria do mundo ocidental é entendido como um ato de loucura e extrema covardia, no Japão feudal, era um dos mais altos pontos da coragem e honra de um Samurai, que era
tirar a própria vida, através do Sepulku ou Haraquiri.
Muitas pessoa desistiam dessa tentativa de ascensão social que era tornar-se um samurai, simplesmente por não possuírem os atributos necessários para tanto, como coragem, habilidade e determinação, tornando-se agricultores, comerciantes, ou qualquer outra coisa que estivesse ao seu alcance.
Hoje porém, vemos pessoas que treinam de duas a três vezes por semana, demonstram uma técnica e
conhecimento rasos, e até mesmo sofríveis, que se sentem, e pior, intitulam-se "Samurais"ou "Mestres", enganando a si próprios e aos outros.
A ultima casta de Samurais que se tem noticia, é a Família Gracie, que por gerações,
baseada no antigo Jiu Jitsu japonês, dedicaram a vida ao desenvolvimento de sua própria técnica que foi durante décadas capaz de suplantar qualquer oponente, de qualquer Arte, escola ou estilo, com extrema facilidade, apenas pelo fato de que os únicos a treinarem, verdadeiramente uma Arte Marcial eram eles! Defendendo sua Arte com Honra e Ética, dedicando-se diariamente ao treinamento, ao estudo e ao desenvolvimento das técnicas como um verdadeiro "negocio de família", com o objetivo de transformar-la na mais eficaz de todas, não admitindo a derrota, que era exatamente o que faziam os antigos Samurais.
Quando a Família Gracie, trouxe à luz, o engodo a que todos os praticantes de Artes Marciais eram submetidos com a criação do UFC, milhares de "Honins"começaram a trilhar o verdadeiro "Caminho do Guerreiro" e praticar ás Artes Marciais Mistas ou MMA, o que na verdade era uma volta às origens da concepção das lutas, atuando em todos os níveis de um combate verdadeiro.
Esse ato determinaria o fim da supremacia Gracie, pois agora todos treinariam a Arte completa, evidenciando assim o melhor guerreiro e não a melhor escola

Colher os benefícios da Arte Marcial é para todos, desembainhar a "espada", é para poucos.
Muito se critica os lutadores de MMA, e a própria luta. Dizem, isso não é Arte Marcial, é uma violência despropositada! Contudo, nada se aproxima mais do conceito do que seria um "Samurai" do que um lutador de MMA, pois esses "Samurais" modernos, a exemplo de seus predecessores, dedicam suas vidas ao treinamento e desenvolvimento de técnicas, que possibilitem sobrepujar seus oponentes, a busca de estabilidade social e financeira respeitando um código ético e de honra próprios, o que, em ultima análise, é exatamente o que faziam os antigos Samurais.
Oss!