Páginas

Translate

quarta-feira, 17 de julho de 2013

O Antigo Samurai e o MMA!


Oss!


O que são as Artes Marciais? Quais os objetivos, desde a sua concepção até os dias de hoje? O que era um samurai? Qual o significado do MMA nas Artes Marciais?
Acredito que algumas poucas pessoas seriam capazes de responder, de maneira inequívoca, a essas perguntas.
Atualmente com a popularização das Artes Marciais, através do MMA, todos tem uma opinião a respeito  dos conceitos que norteiam as lutas. Esse mesmo efeito, guardadas as devidas proporções, ocorreu a pouco mais de um século, com a extinção da classe Samurai e a disseminação das Artes Marciais para "pessoas comuns".
Transformando técnicas de guerra em atrações circenses.
Fato é que apenas aqueles que se dediquem ao estudo profundo das Artes Marciais tem a exata compreensão do que elas realmente representam.
O conceito de Artes Marciais para "todos", é algo equivocado, pois como qualquer "Arte", requer talento e aptidão.



Os samurais eram uma estirpe única de homens, que dedicavam a vida ao treinamento e desenvolvimento de técnicas que permitissem a supremacia sobre seus adversários, com o objetivo de conquistar estabilidade política, social e financeira, defendendo o seu Daimiō com honra e ética acima de tudo. Porém vale ressaltar que honra e éticas são valores extremamente voláteis, a considerar-se a cultura, a época e os interesses.
Obviamente quando pensamos em ética ou honra, nos parece muito claro o que seriam essas duas coisas. Provavelmente surgiria   um conjunto de palavras com as quais conseguiríamos definir esses conceitos, lealdade, honestidade, justiça, bravura, benevolência e cortesia.
Porém saiba que todos esses conceitos são "adaptáveis" aos seus interesses. Lealdade, a quem? Honestidade com seus interesses, justiça com suas próprias leis, bravura em campo de batalha, benevolência ao conceder-lhe uma morte "honrosa", e cortesia ao desafiar-lhe para tirar-lhe a vida.
Todos esses conceitos são análogos, e por tanto transportáveis para a nossa realidade, mas basta entender que o que para a maioria do mundo ocidental é entendido como um ato de loucura e extrema covardia, no Japão feudal, era um dos mais altos pontos da coragem e honra de um Samurai, que era
tirar a própria vida, através do Sepulku ou Haraquiri.

 Muitas pessoa desistiam dessa tentativa de ascensão social que era tornar-se um samurai, simplesmente  por não possuírem os atributos necessários para tanto, como coragem, habilidade e determinação, tornando-se agricultores, comerciantes, ou qualquer outra coisa que estivesse ao seu alcance.
Hoje porém, vemos pessoas que treinam de duas a três vezes por semana, demonstram uma técnica e
conhecimento rasos, e até mesmo sofríveis, que se sentem, e pior, intitulam-se "Samurais"ou "Mestres", enganando a si próprios e aos outros.



A ultima casta de Samurais que se tem noticia, é a Família Gracie, que por gerações, baseada no antigo Jiu Jitsu japonês, dedicaram a vida ao desenvolvimento de sua própria técnica que foi durante décadas capaz de suplantar qualquer oponente, de qualquer Arte, escola ou estilo, com extrema facilidade, apenas pelo fato de que os únicos a treinarem, verdadeiramente uma Arte Marcial eram eles! Defendendo sua Arte com Honra e Ética, dedicando-se diariamente ao treinamento, ao estudo e ao desenvolvimento das técnicas como um verdadeiro "negocio de família", com o objetivo de transformar-la na mais eficaz de todas, não  admitindo a derrota, que era exatamente o que faziam os  antigos Samurais.
Quando a Família Gracie, trouxe à luz, o engodo a que todos os praticantes de Artes Marciais eram submetidos com a criação do UFC, milhares de "Honins"começaram a trilhar o verdadeiro "Caminho do Guerreiro" e praticar ás Artes Marciais Mistas ou MMA, o que na verdade era uma volta às origens da concepção das lutas, atuando em todos os níveis de um combate verdadeiro.
Esse ato determinaria o fim da supremacia Gracie, pois agora todos treinariam a Arte completa, evidenciando assim o melhor guerreiro e não a melhor escola



Colher os benefícios da Arte Marcial é para todos, desembainhar a "espada", é para poucos.
Muito se critica os lutadores de MMA, e a própria luta. Dizem, isso não é Arte Marcial, é uma violência despropositada! Contudo, nada se aproxima mais do conceito do que seria um "Samurai" do que um lutador de MMA, pois esses "Samurais" modernos, a exemplo de seus predecessores, dedicam suas vidas ao treinamento e desenvolvimento de técnicas, que possibilitem sobrepujar seus oponentes, a busca de estabilidade social e financeira respeitando um código ético e de honra próprios, o que, em ultima análise, é exatamente o que faziam os antigos Samurais.
Oss!


5 comentários:

  1. Mais uma lição de como a mente aberta permite compreender melhor os fenômenos e acompanhar os avanços das técnicas. Sensei Vinicio sempre traz ensinamentos enriquecedores sem se prender aos dogmas retrógados tão comuns no meio das artes marciais, que acham que "antigo" é sinônimo de "melhor", que "moderno" quer dizer "deturpação" etc. Oss!

    ResponderExcluir
  2. Apesar de interessante, nao consigo concordar com quase nada. A nao ser a primeira parte, falando dos verdadeiros samurais e sua "honra" duvidosa! isso sim achei muito bom ler, pois a maioria dos escritos sobre samurais são demasiadamente romanticos, colocando os samurais quase como que "santos guerreiros".
    Sobre a familia Gracie, na minha opnião só podem se chamar samurais pela similaridade entre suas duvidosas honras.
    Os Gracies nunca tiveram contato com o Jujutsu japones! Aprenderam Judô do Judoka do Kodokan Mitsuo Maeda, que tbm nunca treinou Jujutsu. Ele ela sumotori (praticante de sumô) em sua juventude, e logo foi aprender Judô de kano.
    Segundo, os Gracies só desafiavam uns zé das couves desconhecidos, uns pobres coitados que treivavam sua arte marcial de vez enquando, quando dava. Nenhum mestre verdadeiro e conhecido foi desafiado. Nenhum dos mestres de karate japoneses ou Brasileiros. Nenhum mestre em Judô Brasileiro foi desafiado. E sabemos oq aconteceu quando Helio Gracie enfrentou um real mestre de Judô. Apagou duas vezes e teve uma fratura.

    Gosto muito do MMA, acompanho sempre que posso. mas existe uma grande diferença entre MMA e Arte marcial original.
    NO MMA são treinando vários estilos de lutas, que na maioria são a versão esportiva e moderna de uma real arte marcial. E apesar de serem agressivas e eficientes foram modificadas para "Não matar". Oq é totalmente ao contrario do conceito da arte marcial original, que é MATAR!
    Os samurais treinavam para matar da maneira mais rapida e eficiente.
    Os lutadores de MMA treinam para nocautear ou apagar se oponente, e ainda dar um bom entretenimento ao publico.
    Na pratica existe uma diferença enorme.

    OSU!

    ResponderExcluir
  3. Oss!O Marcelo Luna falou tudo!Não poderia falar mais nada,pois de fato ele disse tudo e eu digo apenas mais um pouco.Devo dizer que tenho o mesmo discurso a muitos anos e apesar de encontrar muitos aqui e ali que concordam comigo,não somos número suficientes para calar a ignorância popular em torno da familia Gracie crendo que eram autênticos detentores de algum sistema secreto da classe Samurai,como também não podemos alcançar os tolos que creem que o MMA seja a evolução das artes marciais.De fato o que começou errado só poderia dar nisso.Se a mídia propagava que havia um estilo melhor que todos como assim fizeram,os leigos vendo apenas resultados os quais eles queriam, não teríamos força pra argumentar com tanta ignorância no assunto por parte do povo.Hoje vivemos um reflexo daquela arrogante postura Gracie e vemos muitas pessoas aclamarem aqueles homens como únicos e soberanos nas artes marciais.Mas vale a pena ressaltar que quando estes mesmos ídolos tem a oportunidade de conhecer alguem que tenha estudado algum sistema clássico e bem,logo ficam surpresos com olhos arregalados perante tais profissionais cono por exemplo Anderson Silva com Steven Seagal.Nem o Sensei Lyoto Machida colocou o Karate-Do Shotokan a rigor em tal espetáculo por melhor que seja parece não ter interesse em mostrar mais Karate-Do ali.Temos de fato uma sociedade que se baseia em toscos desafios dos tempos do vale tudo e que nao abriram a mente para verem o que há de mais profundo em termos de artes marciais e preferem admirar o novo coliseu mundial com lutas mais focadas na brutalidade do que em técnicas que priorizam o maximo de eficiência com o mínimo de esforço possível e em tempo rápido como os Samurais VERDADEIROS primavam.
    Oss!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Mas e o mestre Machida também não poderia ser considerado um Samurai? Se for assim um Mike Tyson da vida pode ser considerado um Samurai também, pelo seu treinamento e dedicação visando sempre a vitória e o dinheiro. Os Gracies foram bons em seu tempo, mas não enfretaram todos os melhores. Nos primeiros UFCs muitos lutadores eram homens distreinados, sem uma carreira estabelecida e alguns até poderia chamar de charlatões. Devemos lembrar que nem todos os Samurais lutavam por estabilidade financeira ou poder.. Existiram aqueles que se dedicaram a uma busca espiritual, que inclusive peregurinaram ao redor do Japão em busca da "Iluminação". Miyamoto Musashi que é considerado por muitos o maior Samurai que já existiu, viveu os últimos anos de sua vida isolado em uma caverna e pouco tempo antes de morrer escreveu o maravilhoso "Livro dos 5 Aneis". Acredito que lutadores de MMA, Boxe, etc.. são apenas atletas. No entando alguns fazem parte de uma casta de guerreiros que possuem um espírito que transcende o esporte. Esses são os Muhammads Ali da vida! Esses para mim, são os Samurais por acreditar que NASCERAM para a vitória e possuem uma fé nessa crença que não parece ser deste mundo! Estes possuem um sonho, uma visão, e quando se mostram verdades com a realização impressionam e CHOCAM !! Como disse o Muhammad "Determinação supera a habilidade." Talento é algo dado de mão beijada pela natureza, e por isso pode ser facilmente superado por igredientes que não são dados "naturalmente"! Oss

    ResponderExcluir