Páginas

Translate

segunda-feira, 18 de março de 2013

Artista Marcial X Lutador.







Oss!

Vivemos um momento privilegiado, nós amantes das Artes Marciais. O MMA  e a sua ascensão e projeção mundial, é um verdadeiro presente para todos nós.
 Lembro-me de quando nosso universo era restrito às competições das quais participávamos, ou de uma notinha de canto de pagina no Jornal dos Esportes, (o rosinha lembram?), sobre o Judo ou o Boxe. E não poderia deixar de falar dos desbravadores deste território inóspito, às revistas especializadas, na sua grande maioria "gringas", com matérias sobre Bruce Lee, Chuck Norris e Cia.
E ainda tinha a galera que viajava e conseguia varias "fitas" de eventos como o K1, Pancrase e posteriormente os primeiros eventos do UFC.

Hoje temos, uma grande diversidade de programas e eventos de todas as modalidades, amadoras e profissionais. Graças a mídia conhecemos a vida de alguns dos maiores expoentes das Artes Marciais, intimidade, treinamentos, objetivos, ascensão e queda de ídolos.Porém, ao meu ver, o mais importante é a oportunidade de podemos aprender a diferenciar o Lutador do Artista Marcial.

Onde reside a maior diferença?

O lutador normalmente é a pessoa que encontrou nas Artes Marciais, um meio de provar algo para alguém ou para si próprio, utilizando-se da Arte para a conquista de títulos, status e dinheiro, o que certamente é uma incógnita, pois nada disso pode acontecer e fatalmente ele ira se decepcionar. Ainda que conquiste títulos, um dia ele se tornará ex, e quanto ao status. o mundo normalmente tem uma péssima memória, e certamente ele será esquecido e o dinheiro se mal utilizado, acabará.
Esses sobressaltos certamente o desviarão do caminho, e ele o deixara, e mesmo que nada disso aconteça, em algum momento a motivação desaparecerá, e quando o corpo já não puder acompanhar suas expectativas de "vitória" será o fim de seu caminho.

O Artista Marcial é a pessoa que se funde a Arte e a utiliza como instrumento de continua evolução e desenvolvimento, o que em ultima análise, é um processo ininterrupto pois trata-se de um movimento  expansivo não só físico como também de consciência,  que uma vez iniciado não cessa.
Títulos, status e dinheiro podem vir como consequências de um trabalho bem realizado, ganhar dinheiro seja lá com o que você faz, principalmente se você o faz bem, com verdade e dignidade, é extremamente positivo.
Tornar-se ex, e utilizar-se do conhecimento, que só quem esteve "lá"pode ter, e compartilha-lo, torna-se um processo de renovação que irá perpetuar toda e qualquer conquista, onde derrotas são aprendizado, por tanto nada é perdido, e irá direcioná-lo para a estrada do saber e ensinar, para que um dia num movimento contínuo e natural ele se torne um Mestre da Arte e da vida, e isto é Dō, como um rio que não cessa seu fluxo intermitente e constante em direção ao mar, hora bravio com corredeiras e cachoeiras, e horas pacífico e calmo como quando em planícies rasas e longas.

Neste sábado, tivemos o privilegio de assistir o confronto desses dois lados da Arte Marcial.
George Sain't Pierre, um artista marcial na acepção da expressão, cortes  honrado, disciplinado e focado. Do outro lado Nick Dias o arquétipo do lutador, destemido, desafiador, prepotente e voraz.
Nesse confronto os vencedores fomos todos nós, pois pudemos assistir não só a vitória de um grande "campeão", que usou todos os recursos e estratégias proporcionados pela Arte, mas também presenciamos a humildade e cortesia de um grande artista marcial.
Por sua vez o lutador que perseguia unica e exclusivamente uma "cruzada" pessoal, quando interposto por um obstáculo que nada o ensinara, portanto uma derrota, desmotivado anunciou o fim de sua carreira.


Independentemente da aplicação competitiva ou não das Artes Marciais, inobstante almejarmos ou não o mestrado, ou qualquer outro seguimento da Arte, o verdadeiro artista marcial jamais abandona o Dojo, pois ele entende que o desenvolvimento é infindável e que ele é a própria fonte, pois não há nada do lado de fora.

Oss!

3 comentários:

  1. Comparar St Pierre, um Karate-ka de verdade com o revoltado e indisciplinado Dias é uma injustiça com o St Pierre.

    Dias não é páreo pra ele nem dentro (como ficou provado) e muito menos fora do octagon...

    Como disse Tei Junsoku, "Não importa o quanto aprimore seus conhecimentos do Te (手), ou quão grandes sejam suas empreitadas acadêmicas, nada é mais importante que seu comportamento e sua humanidade observados no cotidiano."

    OSS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não foi comparado. Ele foi citado como exemplo de um artista marcial diante um bad boy maconheiro.

      Excluir
  2. Enquanto tantos se esforçam para derrubar o estereótipo de lutador como sendo um beócio violento e mal educado, outros parecem fazer questão de reforçar essa imagem negativa. Uma pena.... ainda bem que GSP venceu.

    ResponderExcluir