Páginas

Translate

terça-feira, 5 de março de 2013

OSS!!?? E Você, sabe o que é?



Oss!


Popularizado ao extremo, o nosso OSS, agora é figurinha fácil em qualquer revista, programa, entrevista ou combate, seja ele de Karatê ou outra modalidade qualquer, mesmo que não seja Japonesa, nacionalidade dessa palavrinha tão na moda.

Durante anos o conceito representado pelo Oss, foi desprezado dentro do próprio Karatê. É até hoje muito comum "kohais" adentrarem recintos ou cruzarem por um Senpais, Senseis ou até mesmo um Shihans, sem executarem a premissa maior das Artes Marciais, a cortesia. Eu mesmo, hoje Faixa Preta Godan, sou cumprimentado mitas vezes com um tapinha nas costas ou um despretensioso, "E ai?" 

" O Karatê começa e termina com a cortesia!" (Gishin Funakoshi.), e isso deve ser ensinado no Dojo, ao meu ver em maior proporção até do que a técnica.

Mas o que é realmente OSS? Qual sua verdadeira origem e significado?

A expressão OSS foi criada na Escola Naval Japonesa, e é usada universalmente para expressões do dia-a-dia como "sim",”por favor,", "obrigado", "entendi", "desculpe-me", para cumprimentar alguém, etc.
 No mundo do Karate para quase qualquer situação onde uma resposta seja necessária, Oss bastará, para um karateka é a palavra mais importante.

Oss, ou Osu, é uma expressão fonética formada por dois ideogramas, ou caracteres, (cabeçalho do texto), que na verdade é a contração da palavra japonesa "Ossishinobu",.

O primeiro caracter "osu" significa literalmente "pressionar", e determina a pronúncia de todo o termo. 
O segundo caracter "shinobu" significa literalmente "suportar".

A palavra OSS, implica em pressionar a si mesmo ao limite de sua capacidade e suportar.
 OSS significa, de uma maneira mais simples, "perseverança sob pressão". É uma palavra que por si só resume a filosofia do Karate.

 Um bom praticante de Karate é aquele que cultiva o "espírito do OSS", que também pode ser resumido no mandamento do "Dojo Kun".


努力の精神を養うこと
           Hitotsu, Doryōku No Seishin O Yashinau Koto.
           Primeiro - Desenvolver a persistência e o esforço. 


Oss!

   

4 comentários:

  1. Esse é fera. Sabe tudo e um pouco mais. Recomendo!
    Forte abraço Vinícius.
    OSS...

    ResponderExcluir
  2. Com o perdão da previsibilidade do comentário: OSS, Sensei!
    A falta da cortesia marcial é notável. Eu mesmo cheguei a notar essa atitude do simples "e aí" com você, por algumas pessoas do karatê, e até fiquei meio constrangido.
    Talvez o fenômeno esteja ligado a uma certa banalização de aulas "aero-marciais" nas academias de ginástica, em que há bem pouco(se é que há)de algo que se assemelhe a etiqueta ou hierarquia. Prevalecem o "aê, professor", "valeu" ou mesmo o nada - a pessoa entra, sai no meio e daí por diante. Isso, ligado a uma cultura já meio relaxada e displicente.
    Mas enfim, basta de me aventurar na antropologia...
    Parabéns pela iniciativa e pelo conteúdo, sempre enriquecedor!

    ResponderExcluir