Páginas

Translate

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Karate Jutsu?? Que estória é essa??

Oss!!

Queridos amigos, simpatizantes, interessados e "achistas".

Às vésperas do inicio do primeiro curso nacional de Karatê Jutsu resolvi esclarecer a todos, principalmente ás pessoas realmente interessadas... Que estória é essa de Karatê Jutsu?

Todo o contexto histórico já foi por mais de uma vez explanado, porém como ultimamente, sou "figurinha fácil" em fóruns de debates promovidos, principalmente por pessoas com pouquíssima ou nenhuma expressão no contexto do Karatê ou outra Arte Marcial qualquer, o que por si só já bastaria para minha total indiferença, mas fato é que, muitos desavisados  acabam recorrendo a esses "auto-aclamados" "mestres" para tirar algumas duvidas e acabam por serem enganados, e ou, ficarem mais confusos ainda.

Portanto, entendi que deveria esclarecer qualquer duvida que por ventura viesse a surgir, face a tanto disse me disse, e muito achismo, não a essas pessoas, mas aos amigos que acompanham a seriedade e profissionalismo com o qual desenvolvo meu trabalho.

O Karatê é uma Arte de COMBATE que surgiu a séculos da compilação de vários estilos de lutas, Kung Fu, Okinawa Te e Jujutsu, idealizada por Sokon Matsumura.


 Gishin  Funakoshi, a terceira geração pós Matsumura criou um estilo próprio e o importou para o Japão. Nessa transição Funakoshi ou "Shoto", como também era conhecido por seu pseudônimo literário, estava absorto em seus estudos do Zen Budismo, que lhe abriram uma nova perspectiva à
cerca dos objetivos de sua Arte, a qual até então, a exemplo de seus antecessores ainda era chamada Karatê Jutsu (Arte Manual Chinesa).



Durante esse processo, surgiu a oportunidade de o Karatê de Funakoshi, o já então, Shotokan
Karatê Jutsu, (Arte Manual Chinesa da Casa de Shoto), ganhar projeção nacional sendo lecionado nos ensinos médio e superior. Desta feita Funakoshi compilou um completo sistema de técnicas com um acentuado cunho pedagógico, padronizou formas e nomenclatura dos Katas e movido pela necessidade de suprimir a conotação Marcial de sua Arte e pelos novos caminhos, pessoais, trilhados a partir do estudo do Zen Budismo, Funakoshi decidiu mudar os ideogramas, em pequenos detalhes, para que o antigo Shotokan Karatê Jutsu transformar-se no atual Shotokan Karatê Dō, ( A Via das Mãos Vazias da Casa de Shoto) introduzindo assim um aspecto "espiritual" mais profundo e proeminente à Arte.


Fica notório que a mudança filosófica vivenciada por Funakoshi, e o cunho pessoal, aliados a necessidade da mudança dos objetivos preconizados para a tão sonhada disseminação da Arte, determinaram a mudança estrutural instituída por Funakoshi. à Arte que ele próprio havia desenvolvido.

Curioso é que todas  essas informações constam no Site oficial da JKA (Japan Karatê Association), mas muitas pessoas insistem em duvidar, obviamente sem perder um único minuto com pesquisas e estudo.

Uma outra pergunta que ronda a curiosidade da maioria das pessoas é, onde é que ele (Eu), teria aprendido o Karate Jutsu?

" A ignorância é a mola motriz do preconceito"!

Ignorar um fato não é precedente para a presunção alheia, ou seja, o fato de alguém não saber como, não significa que não aconteceu.

Por volta dos anos de 1989 à 1993 tive contato direto com o Mestre Sohaku Bastos, que foi o primeiro a transmitir-me técnicas do antigo Karatê Jutsu, com as quais havia tido contato em sua estadia ( 6 anos) no Japão.
 A partir dai interessei-me muito e iniciei um processo de pesquisa acerca do "universo técnico" do Karatê Jutsu, já que buscar o conhecimento direto da fonte, (Okinawa) era inviável.
Curioso é que um dos maiores acervos dessa técnica está bem debaixo do nariz de todo praticante de Karate, os Katas, que são registros fidedignos das técnicas originais ainda que maquiados e padronizados por alguns Mestres, no intuito de suprimir certas informações.

Lembrem-se que o Karatê, em essência, é uma luta que agrega várias técnicas, de várias lutas! Esse foi o caminho usado por Matsumura e a posteriori por Funakoshi.
O que fiz foi pesquisar, aprender e desenvolver ás técnicas que compunham o acervo do Karatê Jutsu, que atualmente se encontravam dispersas em suas Artes de origem, como o Kung Fu, o Okinawa Te e o Jiu Jitsu.  Formei-me faixa preta em Jiu Jitsu afim de compreender e desenvolver técnicas defensivas aplicáveis ao Karatê. E a despeito de já ter sido até chamado de "Jiujiteiro",  por alguém de quem não me recordo o nome, numa atitude de total desrespeito, trata-se de uma magnífica Arte de combate que muito contribuiu para a formação do Karatê.
Outro sítio de pesquisa foi o Karate Kyokushin, do Mestre Matsutatsu Oyama, que foi estudante do Mestre Funakoshi e que afastou-se paralelamente à reformulação estrutural do Shotokan, criando seu próprio estilo que era por ele denominado como "Verdade Suprema" ou "Busca pela Verdade", nome sugestivo não? Porém com a dificuldade de encontrar escolas, viáveis, e devido a similaridade desse estilo, que mescla ataques em linha do Shotokan ao circulares do Goju Ry
u, ao Muay Thai, optei por treinar Muay Tai e adaptar ás técnicas.




Meus amigos, ou não.  Trata-se de todo um processo evolutivo de resgate, compilação e desenvolvimento no  objetivo de propiciar a quem interessar possa, a possibilidade de desfrutar dessas técnicas que formaram nossa Arte e que fizeram dela um dos mais eficientes métodos de combate já desenvolvidos.





"Capacidade, Habilidade e Atitude"!

Todos nós possuímos a Capacidade para desenvolvermos o que quer que seja!

 Habilidade é inata, porém, também, passiva de desenvolvimento!

Atitude é que nos diferencia uns dos outros e nos proporciona alçar novos patamares ou nivelarmo-nos pela mediocridade.

Oss!





14 comentários:

  1. Vinicio, todo mundo quer "ter opinião", mas ninguém quer perder tempo pesquisando, lendo, estudando e, principalmente, treinando.

    Fazer arqueologia dos kata, suas variações em outros estilos, estudar outras artes com e sem armas pra buscar as similaridades, levantar hipóteses, treinar e testar dá muito trabalho.

    É mais fácil "achar"...

    OSS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, é sempre um prazer compartilhar e receber conhecimento de quem realmente sabe do que fala
      Oss!

      Excluir
    2. Mestre Vinício, gostaria imenso que me pudesse responder. Sou karateca, praticante já a 20 anos e atualmente prático jiu-jitsu brasileiro. Vivo em Angola e de um tempo a essa parte venho pesquisando sobre um Karaté mais eficiente para era MMA até que caí em várias publicações suas. Assisto a vários vídeos teus e não só, como tenho buscado incessantemente por mais informações em leituras. Aguardo um feedback seu, pois seria pra mim uma honra. OSS!

      Excluir
  2. Esse é um assunto realmente polêmico mas de interesse de todo karateka sério. Fico realmente feliz que hajam praticantes que se dedicam ao estudo e aprofundamento da arte e como ainda me considero um principiante tenho muitas dúvidas.
    O Sr. se importaria em responder algumas perguntas sobre a questão Jutsu - Dô e sobre a relação de identidade no Karatê?
    Obrigado.
    Oss!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na prática 'karatê jutsu' e 'karatê do' são o mesmo karatê. O que ocorre hoje é que o karatê tornou-se uma prática esportiva voltado para competição somente, e as tecnicas contudentes deixaram de ser treinadas/ensinadas em muitas escolas no brasil e isso já ha anos. Daí alguns senseis visando resgatar a parte de 'combate' do karatê e até como meio de distinguir o treino esportivo do treino de combate encorporaram o termo 'jiutsu' novamente. Porém o certo é que não é preciso na prática um novo nome ou um novo karatê. É só separar o treino nas aulas em técnicas contudentes (proibidas em competições) cpara defesa pessoal e as menos letais voltadas para competição. De qualquer modo é válido e útil a iniciativa do Sensei Vinicios.

      Excluir
  3. Querido professor Vinicio Antony, sou uma pessoa apaixanoda pelo Karatê, sou atualmente faixa roxa em Shotokan, mas gosto muito do Jiu Jutsu e de outras artes marciais, a um ano e meio desenvolvo um projeto em minha comunidade com crianças carentes e passo para elas o pouco que aprendi, as aulas acontecem em uma escola na qual fui professor e hoje sou diretor, gostaria muito de conhecer mais o Karaté Jutsu e até mesmo se for possível me filiar, sou de Boqueirao na Paraíba uma região próxima a Campina Grande, gostaria muito de um contato

    ResponderExcluir
  4. Tenho o mesmo interesse do professor ricado porem a nossa região e carente tambem sou paraibano faixa marron queria trazer pra minha cidade o karate jutsu meu email elltinsax@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Na prática 'karatê jutsu' e 'karatê do' são o mesmo karatê. O que ocorre hoje é que o karatê tornou-se uma prática esportiva voltado para competição somente, e as tecnicas contudentes deixaram de ser treinadas/ensinadas em muitas escolas no brasil e isso já ha anos. Daí alguns senseis visando resgatar a parte de 'combate' do karatê e até como meio de distinguir o treino esportivo do treino de combate encorporaram o termo 'jiutsu' novamente. Porém o certo é que não é preciso na prática um novo nome ou um novo karatê. É só separar o treino nas aulas em técnicas contudentes para defesa pessoa(proibidas em competições) e as menos letais voltadas para competição. De qualquer modo é válido e útil a iniciativa do Sensei Vinicios.

    ResponderExcluir
  6. Tem aqui em sp zona norte. Quero treinar mais para defesa pessoal

    ResponderExcluir
  7. Ótima colocação Sensei,a sua busca pela essência da arte marcial é louvável, fico muito feliz por ter mestres como o senhor que levam o karatê e o nome das artes marciais ao verdadeiro caminho.
    Muito Obrigado
    Oss!

    ResponderExcluir
  8. Oss! Tenho como preferência a base do Karatê jutsu. Embora pratique full contact para fins defensivos, meu Mestre me ensinou bastante sobre o Karatê jutsu.

    ResponderExcluir