Páginas

Translate

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Por que Jutsu?


Oss!

Por que Jutsu? Por que não Dō?

Há muita duvida e especulação em relação à essa questão, por parte da maioria das pessoas que acompanham meu trabalho.
Mais uma vez vou tentar explicar de maneira simples e utilizar-me de elementos do nosso cotidiano para de maneira análoga, talvez, elucidar de vez essa duvida.

Jutsu é a palavra, japonesa, utilizada à tudo que refere-se à técnica ou arte, no sentido "artesanal", se é que essa colocação seja possível. Ou seja algo "manufaturado", ou desenvolvido manualmente, através da pratica.



Por exemplo o Katana Kaji Jutsu, é a arte de forjar espadas, o Battojutsu é a arte de desenhar  e o Sajutsu é a arte de servir o Chá. Hoje algumas dessas artes são conhecidas como Dō como é o caso, mais famoso, do Sadō.

Para que fique claro, qualquer habilidade que você desenvolva ao extremo, torna-se "Arte"(Jutsu), e qualquer Arte pode ser exercida como "modo de vida" Dō.

Assim as Artes Marciais foram consebidas, como habilidades para serem desenvolvidas ao extremo pela prática, com objetivo "Marcial"(de guerra).

Ao tornarem-se "anacrônicas", frente ao poderio bélico instaurado após a pacificação do Japão (1543-
1616), seus mestres e praticantes, imbuídos do sentimento do Bushidō, código de honra do samurai, instauraram o Bu Dō, "caminho do guerreiro", (Dō é derivado do sânscrito marga budista, que significa o "caminho" para a iluminação), perpetuando assim a prática das Artes Marciais, não como um instrumento para a guerra, mas sim como um modo de vida a ser trilhado.

Assim gradativamente as Artes Marciais foram migrando para o Dō.



Sou surfista desde os onze anos de idade, considero o Surf uma Arte (Jutsu), que como todas requer extrema dedicação e empenho para que se alcance a precisão e fluência nas manobras,  equilíbrio e destreza para "Drops" precisos em ondas cada vez maiores e preparo físico e psicológico para enfrentar ás condições mais adversas do mar.




 Contudo jamais atingi um nível competitivo, nem tão pouco pude tirar do Surf meu sustento e apesar disso continuo a praticá-lo, se possível diariamente. Por que?
Porque, não obstante a funcionalidade do Surf, ele é para mim um aprendizado diário, onde meu único adversário sou eu mesmo, quando testo meus limites e  desafio minha coragem, aprimoro minhas habilidades e me integro a natureza. E ai está o meu Dō!

Por que Jutsu? Poque é assim que a Arte foi consebida, e por tanto é como escolhi apresentá-la. 
Porém pratico-a como Dō, pois nela encontro um caminho que me conduza em direção a meu aperfeiçoamento como ser humano, mas sem jamais negligenciar a completude da Arte.

Oss!



Nenhum comentário:

Postar um comentário