Páginas

Translate

domingo, 5 de maio de 2013

Tai

Oss!

Completando a série, falarei hoje sobre o aspecto físico do artista marcial.

Tai/karada/corpo:

Como aspecto fundamental para o desenvolvimento técnico do artista marcial, a preparação física, (força, velocidade, força explosiva e capacidade cardio pulmonar), assim como o desenvolvimento das valências motoras, como equilíbrio, coordenação, agilidade, flexibilidade e destreza são fatores preponderantes no delineamento do "alcance" do praticante dentro da Arte.

As Artes Marciais constituem-se como o mais antigo sistema de treinamento físico do qual se tem registro. Quando os monges tibetanos entenderam a necessidade do corpo preparar-se para ser capaz de acompanhar a evolução da mente e do espírito, iniciou-se o desenvolvimento de um enorme processo de fortalecimento do corpo.

Forjando Armas:

Esse aspecto da preparação do corpo é somente necessário para aquele que pretende desenvolver todos os aspectos do combate e nesse caminho submeter o corpo a situações extremas de xoque, como os quebramentos, e às competições amadoras ou profissionais em que haja o "contato total", sem protetores, à exceção dos genitais, bucal e luvas. 

Para essa finalidade são indicados o uso do Makiwara, execução de flexões específicas para o fortalecimento de  dedos e punhos, utilização de sacos de areia, pesados, para fortalecimento de canelas, tornozelos e artelhos. No fortalecimento do abdomen, usa-se o Medicine Ball, impactando-o contra o corpo em séries de contrações abdominais.


Força:

Os monges da antiguidade, já entendiam a necessidade de se fortalecer não só articulações e ossos, mas também os músculos para aumentar a força absoluta, explosiva e específica, através de exercícios de "musculação", como carregar baldes pesados, executar flexões, barras, saltos e agachamentos, levantar e arremessar pedras. Tudo isso no desenvolvimento do que temos hoje no sentido de fortalecer nosso corpo.
Indico para o praticante que queira aumentar seu nível global de força, sua agilidade, velocidade, coordenação e destreza, o trabalho preconizado pelo Levantamento Olímpico, e o "Core Training", que em minha experiencia, são treinamentos que reúnem todos os quesitos necessários para a complementação da preparação do Artista Marcial.







Capacidade Cardio Pulmonar:  

Basicamente qualquer tipo de atividade aeróbia servirá como coadjuvante  na aquisição do lastro cardio pulmonar, porém especificamente corda e corrida pelos grupamentos envolvidos, e pelas características do trabalho respiratório a natação, são os mais indicados nessa complementação. Contudo nenhum exercício substitui o específico. Para a luta deve-se "lutar", e para o Kata deve-se executá-lo à exaustão.

Flexibilidade:

Este é um ponto que deve ser treinado e observado à parte. A  flexibilidade é uma valência que pode ser desenvolvida, e muito, com o treinamento certo. Não acredite naquela conversa de que "sou duro por natureza".
Como qualquer característica física a flexibilidade é mais proeminente em uns do que em outros, porém como o fraco pode ficar forte o duro também pode tornar-se mais flexível, obviamente com mais esforço do que quem já o é. A exemplo do treinamento de força, o trabalho de flexibilidade deve ser executado pelo menos 3x por semana em sessões de no mínimo 15 minutos e com séries para cada grupamento.
Nunca menospreze o trabalho de flexibilidade, lembre-se que a falta dela antagoniza todo e qualquer movimento.
É como se você estivesse com o "freio de mão" puxado para, principalmente os movimentos de grande amplitude articular.
Espero ter  ajudado.
Oss! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário