Páginas

Translate

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Crianças e o MMA!


Oss!

Muito tem se dito atualmente sobre o esporte que mais cresce no mundo, o MMA. Simpatizantes, opositores, curiosos e polemica, muita polemica!

Como professor envolvido no trabalho com crianças e adolescentes tenho uma posição muito segura em relação a essa questão, que é calcada não só em minha experiência como profissional da educação , mas também como pai de dois filhos homens, um já na pré adolescência e praticante de Karatê.

Ainda ontem, recebi uma indignada reclamação de uma mãe que dizia-se chocada com o absurdo de um pai assistir com o filho eventos de MMA.

"Absurdo!! Aqueles Brutamontes se esmurrando, que violência!!!! Ele vai ver só quando eu encontrá-lo!!! (??) Quem ele pensa que é?? (O pai??)


Ao longo dos últimos vinte anos atuo efetivamente na formação e educação de inúmeras crianças e  jovens. Tenho hoje comigo alunos de dezenove e vinte anos  que começaram aos oito ou nove anos de idade e posso afirmar categoricamente que crianças são formadas , pela educação e orientação que recebem, pelo meio em que vivem e  primordialmente por exemplos!

Outro fator preocupante em minha experiencia é como os pais de hoje, (últimos  dez a quinze anos), resolveram delegar a educação de seus filhos  a terceiros. Matriculam seus filhos no maior numero de atividades possíveis e eximem-se da responsabilidade que é sua.

As crianças não são, em ultima análise, um sub-produto da programação da TV, e sim um espelho fiel de seus exemplos e orientações.
 Assistir a um jogo de futebol no domingo à tarde, ao lado de um pai ou uma mãe que gritem frases como:
 "Esse imbecil #@***!! desse técnico não sabe o que faz"

, ou "Esse Zé Ruela &*%%¨$$##@ tinha que jogar é Pííííí na parede!!",

certamente é, em termos educacionais, muito mais danoso à formação de uma criança do que assistir ao UFC, sabendo que tratam-se de atletas de altíssimo nível de preparação e profissionalismo, enfrentando-se em uma modalidade onde o objetivo é golpear o adversário no intuito de sobrepujá-lo e que eventuais "acidentes" podem ocorrer.

Muito mais difícil é explicar porque o piloto abandonou o carro de F1 e partiu para cima do outro a socos e pontapés, ou que o jogador de futebol deu uma cotovelada no rosto de seu colega de trabalho, quando o objetivo do jogo é fazer gols.

Meu filho Victor tem 10 anos, é um menino amável e gentil, tem um rendimento escolar acima da média, um dos melhores alunos de sua turma  de inglês, acreditem ou não é o único em sua turma de futebol que não xinga os colegas durante os jogos, pratica Artes Marciais desde os 4 anos de idade, e assiste comigo programas de Artes Marciais inclusive ao UFC, principalmente as lutas dos atletas a quem treino. E diga-se de passagem, com muito orgulho do Pai, e com um senso crítico apuradíssimo.

As Artes Marciais são práticas milenares de integração e manifestação cultural entre os povos, tanto é que fazem parte dos Jogos Olímpicos, e reconhecido instrumento Sócio-Educativo,formador de caráter, integridade e moral, não obstante ser minha profissão, é assim que meu filho entende as Artes Marciais, sejam elas as profissionais, como o UFC, ou as clássicas praticadas por crianças do mundo inteiro, é assim que todas as crianças 
entenderiam se assim fossem orientadas, todo o resto está na cabeça de quem educa.

Oss!












2 comentários:

  1. vc tem toda a razao minha mãe reclama de mim, por meu sonho ser um lutador de UFC, pois ela diz ser pura violência, mais o que eu vejo são duas pessoas mostrando o resultados de seus treinos se esforçando ao limite e que ao final da luta agradecem um ao outro pela seu desempenho. Posso até estar errado mais é o que acho.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre digo que quem educa os filhos são os pais. Não a escola nem tampouco a TV...

    Desde sempre, as artes marciais fizeram parte da educação em quase todas as culturas.

    Apesar de todo o trash talk que antecede as lutas do UFC, pode-se ver o verdadeiro respeito entre os lutadores ao fim do combate, onde genuinamente enaltecem as qualidades técnicas e o espírito aguerrido do oponente.

    Como ressaltou Funakoshi Sensei, "Karate começa com respeito e termina com respeito".

    OSS!

    ResponderExcluir