Páginas

Translate

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Oss!

Meu objetivo com esse blog, é criar um espaço para compartilhamento de conhecimento, para tanto conto com todos vocês, amigos, conhecidos, simpatizantes e até aqueles que julguem por um  ou outro motivo que o trabalho que desenvolvo é inapropriado.

Eis aqui o espaço para colocarmos nossas opiniões, considerações e duvidas a respeito dessa Arte tão densa e ramificada que se tornou o Karatê.

O que acontece é que, como em qualquer área, existem muitos "achistas" de plantão dando "chutes"  sobre vários assuntos nos quais o único conhecimento obtido foi através do disse me disse  e de "invenções" que de tanto serem repetidas acabaram tornando-se "verdades".

A alguns dias, li um artigo questionando a real colocação dos Katas dentro do Karatê, uma frase muito dita por vários leitores era que, " Karatê é Kata" ou vice versa não me recordo.

Quem nunca ouviu a mãe ou a avó convictas a dizer, " Tomar banho após as refeições dá congestão"!
Qual o critério científico para tal alegação? Nenhum, puro achismo!
Hora vejam, esta é uma frase que de tanto ser repetida, para milhares de pessoas é a maior das verdades e garanto a vocês que nenhuma delas irá tomar banho após qualquer refeição. Já eu apesar dos muitos avisos de minha preocupada e bem intencionada mãe, resolvi fazer uma pesquisa de campo e me aventurei em demorados e diferentes banhos, chuveiro, banheira, piscina, mar e etc e nada! A mais de quarenta anos após qualquer refeição dia ou noite e está tudo OK.

O problema é que só conseguimos enxergar  ondas eletromagnéticas numa escala que vai do Infravermelho ao Ultravioleta, o que representa menos de 15%  dos tipos de ondas existentes, alguém já  viu por ai ondas da Claro, Tim, SBT, etc, pois é mas elas existem.

O que quero dizer é que na falta do conhecimento real, o que não vemos ou não sabemos da existência,  nos apegamos ao que mais se aproxima de nossa zona de conforto e acreditamos no que, dentro de uma esfera plausível para o nosso discernimento, nos parece mais lógico.

Alguns estoriadores afirmam que os estilos originais do Te de Okinawa, que representam o corpo do Karatê ,não possuíam Katas que foram importados das técnicas Chinesas para compor um melhor sistema de treinamento.
Observem que  Karatê não pode ser kata, pois os Katas surgiram como exercícios para a prática das técnicas sequenciadas sem a necessariedade do contato físico, possibilitando o aperfeiçoamento de posturas e desdobramentos que tornam-se extremamente difíceis quando há um sujeito tentando acertar-lhe com chutes e socos. Da mesma maneira surgiram os treinamentos combinados como Kihon Ipon, Sambon, Gohon, Hadoris  e Uchi Komi e Jiu Ipon e afins, todos para aperfeiçoamento do Jiu Kumite.
 Há ainda os relatos de alguns mestres aferindo a origem de alguns Katas  como fragmentos de lembranças de combates antigos.
Ainda assim nenhum desses treinamentos teria a eficácia desejada sem o treinamento do Kihon (fundamentos). Em suma todos os treinamentos incidem para o Kumite, para uma luta leve, limpa e eficaz.

Com o Mestre Yasutaka Tanaka, aprendi que o objetivo, técnico, do Karatê é agregar toda a energia proveniente de bases, alavancas, deslocamentos, rotações, pêndulos, vibrações, torções musculares, chacras energéticos e foco mental, para conseguirmos o máximo de potencia, precisão e eficácia em nossos golpes, e após trinta anos de experiencia posso afirmar que isso não é possível sem a tríade, Kihon, Kata, Kumite.
Não é possível entender o real espirito a ser empregado no Kata para quem não luta, assim como não é possível executar a precisão técnica exigida no Kata sem o treinamento do Kihon.
Da mesma maneira o lutador, de Karatê, que não treina Kata limita a sua compreensão acerca das possibilidades apresentadas em um combate além de não conseguir a limpeza e fluência técnica necessárias.


 O Karatê surgiu como técnica de combate livre, Jiu Kumite, e desse combate surgiram os Katas, então seria apropriado dizer que "o Karatê vem do Kumite e vai para o Kumite", mas para que seja Karatê tem que ser completo.


Oss!



Nenhum comentário:

Postar um comentário