Páginas

Translate

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013


Oss!

Amigos das Artes Marciais é com grande prazer que inicio hoje esse canal de informações a respeito do Karate Jutsu.

Antes de mais nada gostaria de me apresentar e dessa maneira credenciar-me a dissertar a cerca das Artes Marcias, com autoridade e conhecimento para tanto.

Tenho mais de 30 anos de estudo, prática, e ensino das artes marciais, sou
Profissional de Educação Física registrado no Conselho Regional de Educação Física,  membro da International Shotokan Karate Jutsu Federation, ITKF, CBKT, FERJKT, WAKO e IFBJJ, Faixa preta  5° Dan em Karate Shotokan, Faixa preta  3° Dan em Jiu-Jítsu, e Mestre internacional em  Kick Boxing e Muay Thai, sendo o introdutor do Karate-Jutsu no Brasil, e tendo obtido 21 títulos nacionais e inúmeros internacionais, dentre eles campeão Pan-Americano e Vice-Campeão Mundial.
Instrutor Chefe e idealizador do Curso de Defesa Pessoal e Ações em Situações de Risco no DEGASE, Departamento Geral de Ações Sócio EducativasInstrutor Chefe do curso de Combate Corpo a Corpo na Escola Naval do Rio de Janeiro, Instrutor Chefe do Curso de Combate Livre no CIAMA para o GRUMEC Grupamento de Mergulhadores de Combate.



O que é Karate Jutsu?
                 É a  antiga arte do Karate, antes de qualquer cisão, quando não existiam competições esportivas e a única finalidade das Artes Marciais era a eficiência letal em combate.
                 Após a pacificação do Japão a maioria das artes marciais migrou para o “Dô”, e nesse processo de adaptação muitas técnicas se perderam ou foram simplesmente abandonadas, para que as artes marciais não mais fossem vistas como um instrumento da guerra então deixada para trás.

Com a popularização do “Bujutsu” (conjunto de técnicas conhecidas e treinadas somente pelos samurais), essas técnicas sofreram mudanças e adaptações.

                   Entretanto algumas escolas conseguiram resguardar este patrimônio marcial imaculado através do tempo, ainda que na clandestinidade, e essas técnicas apresentam-se dentro do universo do Karate Jutsu.

                   O Karate moderno tem sua origem baseada principalmente na fusão entre o Kung fu chinês e estilos locais das ilhas Ryukyu, (Okinawa), tendo como predominância o Shuri-Tê, Naha-Tê e o Tomari-Tê que durante a ocupação japonesa em Okinawa, (aproximadamente 200 anos) sofreram influência e possuíam algumas técnicas remanescentes do antigo “Bujutsu japonês”.

 Em 1820 Sokon Matsumura uniu estes três estilos e deu origem ao estilo Shorim, que é a pronúncia japonesa, para a palavra chinesa Shaolin, evidenciando a influência chinesa na arte do Karate.

                   Entretanto os próprios estudantes de Matsumura criaram novos estilos adicionando ou subtraindo técnicas ao estilo original.

                    Funakoshi não fugiu a regra, após muito estudo e pesquisa criou o Shotokan Karate Jutsu e posteriormente após questões filosóficas e comerciais,(aceitação de uma Arte preponderantemente Chinesa no Japão, e o mergulho pessoal no Zen Budismo), para Shotokan Karate Do, inclusive com uma mudança no ideograma original que ocasionaria uma mudança no significado porém sem adulterar a fonética.


                    E a título de curiosidade Funakoshi Sensei também teve seus dissidentes, um dos mais efetivos foi Matsutatsu Oyama, fundador do Kyokushin.

                   O Karate Jutsu  refere-se a Arte como um todo, como sua tradução literária, “A Técnica do Karate” ou “ A Arte Manual Chinesa”, não se referindo a esse ou aquele estilo, pois é desta técnica que os estilos surgiram.
                   A descoberta do Karate Jutsu foi um marco em minha história, pois passei a vislumbrar um novo conceito em Artes Marciais, onde a realidade distancia-se muito de regras e pontos conquistados de maneira subjetiva e nos remete à busca da complexidade da Arte onde as técnicas têm começo, meio e fim.
                  Por tratar-se de uma Arte antiqüíssima passei alguns anos pesquisando-a até iniciar a introdução dessa arte no Brasil, e hoje após quase 15 anos de estudos tenho plena convicção de que o KJ é o genuíno MMA dada a riqueza de combinações técnicas e dinâmica dos treinamentos. 
                 



A cerca de 10 anos comecei a transportar as técnicas do KJ para o MMA passando alguns conhecimentos para atletas como Vitor Belfort e Lyoto Machida. Atualmente compartilho as técnicas do Karate Jutsu com o Mestre 4º Dan Jayme Sandal que é atualmente um dos atletas de maior ascensão nos cenários nacional e internacional. 


Após treino no Rio de Janeiro com os amigos Chinzo e Lyoto Machida.


Obrigado a todos, Oss!


Nenhum comentário:

Postar um comentário